A Bazza Contabilidade está atenta com possíveis golpes que aplicam na Internet usando o nome da Receita Federal. Tanto que a própria Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) disparou um alerta para um golpe específico que vem sendo aplicado por meio das redes sociais.
Funciona mais ou menos assim: O golpista entra em contato pelas redes sociais (normalmente Facebook), dizendo que reside fora do Brasil e tenta começar um “relacionamento virtual”.
Ele afirma que pretende voltar para o Brasil e diz ter enviado uma suposta encomenda para a vítima contendo parte da sua mudança para o Brasil ou, quem sabe, algo de valor enviado como um presente para a vítima. Acontece que para vítima receber o que foi enviado, o golpista diz que tal presente está retido na alfândega e pede para a vítima fazer reiterados depósitos/transferências em conta corrente – e, supostamente, conseguir a liberação.
Aí que entra a genialidade do mal: são encaminhadas à vítima mensagens com informações de contatos falsos de Fiscais da Receita Federal. Um golpe bem elaborado e que vem fazendo diversas vítimas…
O ideal é ficar atento com as seguintes recomendações:
– Primeiro que a RFB nunca liga ou manda mensagens de cobrança para liberação de mercadorias
– O pagamento de tributos federais é sempre feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca via depósito/transferência em conta corrente.
Caso exista uma encomenda por via postal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é que é a responsável pelos procedimentos. Se a encomenda chegar por Remessa Expressa (Courrier), deve ser enviada por empresas habilitadas pela RFB.
Fique atento com espertalhões que tentam causar fraudes! Se tentaram fazer isso com você, procure a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer denúncia.
Fique de olho junto com a BAZZA Contabilidade! Siga a gente no Facebook e no Instagram para mais dicas!
Comentários Facebook