Dicas de fluxo de caixa para te ajudar durante a pandemia

Ninguém esperava um 2020 tão caótico, mas aconteceu! A pandemia virou de pernas pro ar a gestão de muitas empresas e é por isso que o fluxo de caixa precisa estar bem feito. Aliás, esta prática sempre foi recomendada pela Bazza Contabilidade antes mesmo de qualquer crise, afinal de contas gerenciar fluxo de caixa sempre foi uma maneira segura de saber como está a saúde financeira de qualquer negócio – e com a crise gerada pelo Coronavírus,  essa ferramenta se tornou uma das mais importante e eficiente para ajudar na manutenção de qualquer negócio.

Antes de mais nada, é preciso planejar onde serão aplicados cada recurso financeiro que a empresa conquista (agora, com mais dificuldade por motivos óbvios) e tentar reduzir custos desnecessários e manter o controle de entradas e saídas de dinheiro.

Se está difícil planejar qualquer coisa nesta crise, a BAZZA separou algumas dicas que podem ser úteis nestes dias de incertezas em que o dinheiro, definitivamente, não pode se perder!

Entenda suas necessidades de caixa e capital de giro
Tente, ao máximo, documentar todos os seus pagamentos variáveis ou não, para ter uma imagem completa. Vale analisar o cenário para entender como possíveis interrupções na operação do seu escritório poderão afetar a liquidez no médio prazo. Testar todas as premissas podem garantir que as necessidades estejam corretas, te ajudando a modelar um possível quadro negativo e entender alguns riscos como o quanto dessa previsão pertence aos clientes existentes.

Reduza suas despesas
Começar a realizar cortes de custos pode parecer uma boa ideia, mas cuidado… Sua decisão pode prejudicar seu negócio, seus funcionários ou até causar estranheza em seus clientes. Estude bem o que pode ser reduzido – e você pode começar com pequenos ajustes. Se seus  funcionários estão em home office pelo isolamento social,  dá para congelar sua assinatura de internet e telefone no escritório. A suspensão de horas extras é outro recurso para manter o fluxo de caixa. Com um escritório fechado, você já vai gastar menos luz e água, e se tentar pode até conseguir um desconto do aluguel.  Lembre-se de que não sabemos até quando esta crise vai seguir, mas quando acabar você terá economizado muito e poderá voltar à normalidade.

Fale com seus colaboradores
O Governo Federal colocou em vigor a MP 936/2020 justamente para evitar demissões, então é possível abrir negociação da jornada e do salário do colaborador. Se for o caso, dá para pode suspender o contrato de trabalho por, no máximo 60 dias, liberando seu funcionário para receber o auxílio emergencial e seguro desemprego. E tem ainda a possibilidade de adiantamento de férias, redução da carga de trabalho e salário em até 70%. E com o home office, o custo com vale transporte também poderá ser cancelado de forma temporária.

Negocie com seu cliente
Nesse momento todos estão afetados, incluindo seus clientes. Para manter o pagamento do seu honorário, que tal oferecer descontos que não afetem tanto seu fluxo de caixa? Pode ser descontos de 2 a 3% do valor para pagamentos feitos antes do vencimento, olha que ideia.Vai diminuir sua margem de lucro? Claro que vai, mas é melhor do que perder um bom pagador.

De olho nas despesas
Assim como você negociou com seus funcionários e clientes, vai ter que fazer  o mesmo com credores.  deve ser usada com os seus credores Se tiver alguma dívida com credores ou fornecedores, já comece a negociar. Já falamos rapidamente do aluguel, mas vale bater mais forte nesta questão. É possível que seu locatário já esteja aberto a negociar seus aluguéis atrasados ou não –  e ele sabe que será difícil alugar novamente neste momento – e a opção mais adequada é sugerir pagar com descontos o aluguel enquanto durar o período de calamidade pública e, depois, repor esse valor de forma parcelada durante alguns meses. Assim você alongar a dívida e diluir o valor no futuro, sem prejudicar o fluxo de caixa neste momento.

Receita Federal
Assim como o Governo, a Receita Federal vem criando maneiras de ajudar o empreendedor e um bom exemplo é a MP 985/2020 que, se aprovada pelo senado, irá prorrogar algumas obrigações tributárias. A Bazza está de olho nessas e outras medidas que podem ajudar o fluxo de caixa, portanto fique atento!

Siga a Bazza no Facebook e no Instagram agora mesmo para ficar por dentro de tudo – ainda mais nessa pandemia!

 

Comentários Facebook