A contabilidade na construção civil ajuda no controle dos custos e despesas de qualquer obra. Serve para minimizar gastos operacionais e organizar adequadamente as obrigações fiscais que fazem parte da atividade. O controle contábil para engenheiros e empresas do setor da construção civil garante prevenção contra desperdícios, melhora o fluxo de caixa e faz com que uma obra tenha máxima eficiência.
Para tanto, é fundamental ter a figura do contador. Como este ramo possui algumas particularidades que exigem uma maior atenção e conhecimento específico do negócio, um escritório de contabilidade pode se dedicar aos processos contábeis, liberando a figura do engenheiro para fazer aquilo que ele sabe fazer de melhor: construir!
Empresas de construção possuem diferentes aspectos contábeis em diversos assuntos:
– Formação de estoque
– Plano de contas
– Rateio de custos e
– Receitas auferidas
Dentro das melhores práticas que a contabilidade pode trazer para quem está na construção civil podemos destacar:
– Centros de custos: É uma opção prática para o controle das contas, além de ser uma exigência legal dos órgãos fiscais.
– Plano de contas: Ajuda o controle financeiro e é fundamental para elaborar balanços. Na construção civil, este plano de contas reflete as demandas dessa indústria, elencando as contas do ativo, passivo e resultado.
– Auditoria: Esta é outra prática contábil que empresas da construção civil precisam ter. É uma verificação total das atividades e que identificam possíveis falhas, descobre pontos de melhoria e desperdício. Um escritório de contabilidade consegue observar o negócio e identificar rapidamente as falhas dos processos contábeis da empresa.
É engenheiro ou construtor? Entre em contato com a BAZZA Contabilidade e tenha a melhor assessoria contábil para o seu negócio!
Comentários Facebook