O que pode causar a mortalidade de um bom negócio? Do ponto de vista da contabilidade, o maior problema não é nem a questão de ônus da empresa, que é uma tributação. Qualquer negócio acaba se perdendo em suas contas quando não separa o que é dinheiro da empresa e do sócio, atrapalhando a contabilidade.
Acontece que esse erro só é sentido na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do sócio, que não vai ter origem documentada oficialmente pela empresa com informes de rendimento.
Por exemplo, imagine um empresário com 100 mil reais de lucro no ano, mas sem um documento de origem para todo este valor. Se esse mesmo empresário realizar saques todos os meses, comprando casa, carro, etc, não conseguirá fazer a declaração o Imposto de Renda Pessoa Física justamente por não ter a origem. A empresa, mesmo sendo dele, não dará este informe e o empresário ficará desamparado.
A contabilidade, desde que avisada e dentro da Lei, consegue fazer esta validação para não dar problema no IR deste sócio. Só pode distribuir quando a empresa der lucro. É impossível, do ponto de vista fiscal, pegar tudo o que tem no caixa e sair gastando.
Este sócio vai cair na malha fina quando fizer a sua declaração. Como justificar um aumento em seu patrimônio? Com qual dinheiro? A Receita vai pedir os recibos desta origem com todos os ganhos e, sem essa documentação, tudo será tributado. O resultado: Vai pagar no IRPF e o que era para ser isento. O lucro, neste caso, passa a ser tributável.
Essa mistura tão explosiva que pode causar o fim de qualquer negócio!
Para que passar por este problema? Fale com a BAZZA Contabilidade hoje mesmo para a melhor assessoria contábil do seu negócio!
Siga a gente no Face e no Instagram!
Comentários Facebook